Nossos Procedimentos

TERMOABLAÇÃO DE VEIA SAFENA

Com o desenvolvimento de tecnologias no consultório vascular, os equipamentos de laser se aprimoraram e ganharam força e invadiram os consultórios tanto no tratamento de veias superficiais como no tratamento cirúrgico.
Hoje a termoablação, por ser minimamente invasiva, é considerada o tratamento padrão ouro, de primeira escolha para as veias safenas.

Como é feito:
Através de uma punção, sem cortes, introduzimos uma fibra laser dentro da veia safena, fibra essa que vai queimar a safena por dentro, e essa será reabsorvida pelo próprio organismo.

Recuperação:
Não existe a necessidade de repouso, apenas 3-4 dias sem esforços em excesso. O paciente pode retornar as suas atividades habituais imediatamente após o procedimento. Pode ser realizada com anestesia local ou intradural dependendo da avaliação do caso.Para quem é indicado a termoablação de safena

Inicialmente, você sabe o que é a veia safena? Pois bem, as safenas são veias localizadas nas pernas e fazem parte da circulação superficial dos membros inferiores. Em cada perna existem duas safenas, uma que começa no tornozelo (parte interna do pé) e vai até a virilha (safena magna), e a outra que começa no tornozelo (parte externa do pé) e, geralmente, termina na dobra do joelho (safena parva).

As safenas saudáveis conduzem o sangue das pernas para os segmentos mais proximais, ou seja, para as partes mais altas do corpo. Entretanto, essas veias podem dilatar, o que prejudica o funcionamento de suas válvulas e a condução do fluxo no sentido correto – ocorre o que chamamos de refluxo nas veias safenas.

As consequências disso são a possibilidade de outras veias ficarem sobrecarregadas e desenvolverem varizes, ou provocarem sintomas como edema (inchaço) e dores nas pernas. Algumas veias podem ficar dilatadas e serem identificadas pelo toque.

Para confirmar a presença das veias doentes, a avaliação de um angiologista é necessária. Também deve ser utilizado um exame de imagem com ultrassom com doppler, que permite a identificação da veia, a quantificação da sua dilatação e se há refluxo ou não.

A partir desse diagnóstico e de uma avaliação detalhada do quadro clínico, pode ser indicada a termoablação da veia safena magna, veia safena parva, ou ambas. Lembrando que, nem toda safena insuficiente precisa ser tratada!

Como funciona a termoablação da veia safena

Em muitos casos, a termoablação de veia safena é a primeira opção para o tratamento das veias safenas, uma vez que o procedimento é menos invasivo, seguro e promove ótimos resultados. Em relação à cirurgia, a recuperação pós-operatória é muito mais rápida e menos dolorosa, diminuindo as chances de aparecerem hematomas, inchaço e sintomas decorrentes de lesão do nervo.


Através de uma punção guiada por ultrassom, um cateter é introduzido dentro da veia.

Nossos Procedimentos

Locais de Atendimento